Programa Vida no Campus


Campus Gragoatá - Niterói/RJ
Instituto de Psicologia

Bosque-Refúgio

 

Vida no Campus propõe projeto bosque-refúgio

 

Uma área para conservação de espécies e práticas de Educação Ambiental e em Saúde no Campus.

 

 

Bosque Refúgio de Vida Silvestre no Campus

 

O projeto, desenvolvido em Niterói-RJ, parte de uma análise geral da situação ambiental do Campus UFF-Gragoatá, expondo questões relacionadas a ele e aos bairros do entorno, tendo em vista sua inserção no contexto de verticalização urbana desse município.  O trabalho se divide em três partes. A primeira apresenta questões-chave mostrando os porquês de se recuperar, manter e valorizar as áreas verdes inseridas dentro dos campi da universidade. A título de exemplo temos a comprovação de que a cobertura vegetal facilita captação e  absorção de água pelo solo e a presença de pássaros, o que reduz a proliferação de mosquitos e larvas, em comparação com áreas descampadas sem essa cobertura. Na segunda parte do estudo é mostrada a relevância do aproveitamento de áreas com vegetação arbórea/arbustiva no Campus situadas perto de remanescentes de cobertura vegetal ainda existentes numa elevação próxima: o Morro do Gragoatá. A razão desse aproveitamento está na possibilidade de comunicação, através de corredor arbóreo, entre as áreas verdes do Campus e áreas vegetadas existentes no referido Morro, visando o trânsito de espécies da avifauna local, o que aumentaria as chances de sua sobrevivência e ampliação. A terceira parte do trabalho apresenta uma atividade de educação ambiental desenvolvida com crianças, de 3 a 5 anos, da Unidade de Educação Infantil da UFF, intitulada  “Aves e Árvores: os Passarinhos do Campus – Conhecer e Preservar”, realizada dentro da referida área verde por integrantes do Programa Vida no Campus-UFF.

 

Objetivos

 

. Preservação de cobertura vegetal arbórea e arbustiva visando a manutenção do microclima e do conforto ambiental do Campus Gragoatá.
. Conservação de espécies da avifauna local que, além da beleza, contribuem com o controle da proliferação de mosquitos e suas larvas.
. Uso público multidisciplinar da área verde do campus para atividades educativas, culturais e de saúde relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão.
. Criação de uma base, nesse trecho do campus, para ações de educação ambiental e agroecologia com alunos dos diversos níveis de ensino da UFF.
. Dinamizar o uso das áreas verdes visando ampliar a interação humano-ambiental e as práticas corporais preservadoras da saúde humana.
. Melhorar a qualidade estética da paisagem (hoje muito prejudicada) no trecho entre os blocos N-O e a Creche-UFF, inclusa a área das estufas.

 

por Lino Werneck  –  22 de agosto/2019

 

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