Projeto Compostagem
A compostagem é um processo biológico que utiliza oxigênio e outros elementos naturais para degradar os resíduos orgânicos. É uma alternativa tradicional que tem bons resultados no reaproveitamento de resíduos. Trata-se do processo de aproveitar sobras ou restos de materiais orgânicos, alimentícios ou não, para a produção do composto — subproduto indispensável à preparação de terra fértil para jardinagem.
A equipe do Vida no Campus-UFF mantém uma composteira, entre os blocos N e O, para produção de um composto enriquecedor de solos utilizado em canteiros e vasos de plantas. Estes últimos são usados nas oficinas e também servem a ornamentação interna dos prédios de salas de aula.
Atualmente, uma parte considerável dos resíduos que desperdiçamos é material orgânico, produzidos em residências ou instituições. No entanto, não há perdas na natureza, há transformações produzidas no ambiente com o que se joga fora. Estima-se que 50% do volume de resíduos — especialmente os ainda considerados como lixo — é material excelente para reaproveitamento.
Um composto de boa qualidade tem a capacidade melhorar a saúde do solo, gerar condições adequadas de aeração e hidratação, facilitar a permanência de organismos vivos indispensáveis ao seu equilíbrio: funciona como um fertilizante natural e corrige desequilíbrios existentes no solo.
O experimento é coordenado pela professora Dalva Pinheiro e está sendo conduzido no Campus do Gragoatá, próximo ao bloco O.

Outras informações podem ser obtidas no Campus do Gragoatá, Bloco N sala 418.
Agenda de Atividades
Todas as terças e quintas-feiras, das 15h às 18h, onde os participantes tem acesso as técnicas para preparação do composto.