Programa Vida no Campus


Campus Gragoatá - Niterói/RJ
Instituto de Psicologia

Oficinas de Arte Ecológica

 

 

A grande expansão da cultura da reciclagem e reaproveitamento aliada à economia solidária visibilizou a correlação entre reaproveitamento econômico dos resíduos materiais e inclusão socioeconômica de grupos ou pessoas em situação social precária.
Uma das formas mais comuns de aproveitamento de resíduos é a reciclagem industrial. Como fator negativo, esse sistema induz a passidade sem agregar valor ao trabalho do catador ou separador.
Por outra via, a utilização e transformação de resíduos em artesanato, além da reciclagem acrescenta um valor como objeto de utilidade para diversos fins (lar, trabalho, ornamentação ou algo para se presentear).
Essa transformação é o que justifica  o conceito de artesanato ecológico. Aquele que é essencialmente baseado no reaproveitamento de resíduos, mas segue a lógica de oficinas, tal qual outras formas de artesanato manual realizado por poucas pessoas em oficinas organizadas.
A atividade visa despertar os alunos, e demais frequentadores do Campus, para a necessidade de maior consciência sobre as consequências do consumo de produtos descartáveis. Estimula o reaproveitamento e reciclagem de materiais que passam a ser vistos como recursos úteis no dia-a-dia. Ressalta-se também a importância da destinação correta dos resíduos, determinada pela lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

 

     

 

Agenda de Atividades

 

As atividades são realizadas bimestralmente nos pátios das Unidades de Ensino do Campus Gragoatá e as inscrições são realizadas com 30 minutos de antecedência do seu início.
Skip to content