Obrigatória em todas as instituições públicas, a coleta seletiva de resíduos no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF) iniciada no Bloco N, foi implantada, posteriormente, no Bloco O.
Coletores de resíduos, em 3 cores, nas salas dos prédios, permitirão a coleta de plásticos (vermelho), papéis (azul) e outros materiais (coletor cinza), recicláveis ou não. Priorizando separar papel e plástico, materiais mais facilmente recicláveis, os outros resíduos devem ser depositados no coletor cinza, mesmo as latinhas.
O pátio do Bloco N recebeu coletores de outras cores para outros tipos de resíduos.
De acordo com a regulamentação do CONAMA, resíduos perigosos como pilhas, baterias, celulares e similares devem ser entregues nas lojas revendedoras ou representantes dos fabricantes desses produtos: a Lei define sua obrigação em realizar o recolhimento desses elementos. Em Niterói a Prefeitura já disponibiliza ecopontos especializados para recebimento de resíduos separados (papel, plástico, metais, etc). A empresa de energia elétrica, concessionária ENEL, também disponibiliza pontos de recebimento.
Com relação ao descarte de resíduos sujos várias pessoas ficam em dúvida. Tecnicamente, resíduos muito sujos inviabilizam o reaproveitamento do material por meio da reciclagem.
Um exemplo para facilitar: o copinho plástico com restos de café. Geralmente, o plástico fica com açúcar e café grudados no fundo e uma tecnologia para separar esses resíduos e reaproveitá-los ainda não é viável. O que fazer? A melhor solução seria evitar copinhos plásticos descartáveis, passando a utilizar um copo lavável. Não sendo possível isso, o descarte dos copinhos deve ocorrer no coletor cinza, segundo orientações da CLIN e do CONAMA.
A coleta seletiva associada ao reaproveitamento dos resíduos leva a uma redução significativa dos níveis de poluição ambiental e desperdício de recursos naturais, através da economia de energia e matérias-primas.
Apesar de simples, é uma ação muito importante para a saúde humana e ambiental.
Sugestões, críticas ou dúvidas sobre o processo de coleta seletiva no ICHF podem ser enviada para vidanocampus@gmail.com.